No dia 10 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial da Saúde Mental, e a Hug-a-Group, startup incubada na Casa do Impacto, aproveitou essa data para fazer o lançamento de uma aplicação de apoio psicológico.
A Hug-a-Group foi criada com base numa vontade de tornar o apoio de saúde mental acessível a todos, através de grupos de suporte online. O acesso a terapia, em Portugal, é dificultado por fatores como o preço de uma sessão de terapia individual, cujo valor médio não está ao alcance de grande parte da população, e a demora do serviço, uma vez que optar pelo serviço público pode levar a vários meses de espera.
Por estas razões, muitos decidem ignorar ou colocar as suas necessidades a nível da saúde mental em segundo plano, o que traz consequências para o seu bem-estar.
Os grupos de suporte/terapia de grupo são difíceis de encontrar, no entanto, estes grupos funcionam como uma rede de suporte que pode ser muito eficazes na melhoria de condições de saúde mental como a depressão e a ansiedade, que afetam cada vez mais portugueses.
A nova aplicação da Hug-a-Group permite a qualquer pessoa o acesso a grupos de apoio moderados por psicólogos, à distância de uma vídeo-chamada, sobre os mais variados temas. E fá-lo a um preço extremamente competitivo (que começa nos 15€/sessão), sem nunca descurar a qualidade dos terapeutas e da intervenção. Além dos grupos de suporte, o cliente beneficia ainda de vídeos e exercícios guiados de auto-ajuda para que também possa trabalhar individualmente. A aplicação oferece ainda um espaço de comunidade onde o utilizador pode partilhar as suas ideias/preocupações, de forma anónima, afastando assim a sensação de isolamento.
A campanha de lançamento da aplicação traz a oferta de um mês gratuito para os primeiros 150 inscritos na plataforma, o que inclui acesso a todo o conteúdo interativo da aplicação e a duas sessões de grupo.
“Acreditamos que um produto como o nosso pode ter muito impacto na vida das pessoas, ainda para mais em plena pandemia, onde o contacto humano é reduzido. Isso tem-se visto nos testes que temos vindo a fazer, com impactos positivos visíveis logo após 3 sessões feitas. A ligação de grupo em torno de um problema comum é muito forte. Quisemos começar com uma oferta especial, num dia especial – consideramos importante as pessoas experimentarem e perceberem se os nossos grupos são a melhor solução para si – eu acredito que sejam, ou que pelo menos valem a pena experimentar” – Pedro Trincão Marques, CEO da Hug-a-Group
A Hug-a-Group chegou à Casa do Impacto através da sua participação na primeira edição do Rise for Impact e, desde aí, não parou de crescer. Sabe tudo sobre o seu percurso no programa de aceleração nesta entrevista.
Parabéns Hug-a-Group por mais um milestone!É um orgulho ter-vos na Impact Community.
Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.
A Saúde Mental não tem de ser assustadora.
Não estás só, abraça a nossa comunidade.